A segunda etapa de implantação do Hospital do Homem foi inaugurada, nesta quinta-feira (6), pelo governador em exercício Geraldo Júnior. A unidade, instalada no Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), em Salvador, funciona há seis meses e tem capacidade para realizar mais de quatro mil consultas ambulatoriais e quase 500 cirurgias por mês, em adultos e crianças.
Entre equipamentos e mobiliários, o Governo do Estado investiu mais de R$ 3,6 milhões nesta etapa. São seis novas salas para a realização de novos exames, como urodinâmica e biópsia guiada por ultrassonografia, além de local para observação pós-procedimentos.
“Com essa iniciativa, o Hospital do Homem passa a contar com equipamentos de alta qualidade para a ampliação da capacidade de atendimento, em conjunto com a escolha e qualificação dos profissionais, para transformar e cuidar ainda mais da vida das pessoas, valorizando a saúde pública”, destacou Geraldo Júnior.
Referência no atendimento especializado, o Hospital do Homem é equipado para atendimento a pacientes com doenças do aparelho urinário 24 horas por dia, sete dias por semana. A secretária da Saúde Roberta Santana detalhou como se dá a assistência.
“O atendimento oferecido atende demandas eletivas e de emergência. Os pacientes que tiverem necessidade podem acessar o serviço pela central de regulação e também de forma eletiva com base na lista única do SUS, onde o cidadão inscrito pode realizar procedimento ambulatorial e também os procedimentos cirúrgicos”, pontuou a gestora da pasta.
Após a implantação do novo serviço, o HGRS ampliou o número de procedimentos em Urologia, conforme afirma o coordenador do Hospital do Homem, Joabe Carneiro. “A inauguração da primeira etapa, no ano passado, permitiu que a Urologia dobrasse o número de procedimentos. Ano passado tivemos uma média de cem procedimentos, já neste mês de março, nós tivemos duzentos”, enfatizou o médico.
Vindo de Paulo Afonso, onde atua como agricultor, Agnaldo Santos aguarda um procedimento cirúrgico, mas já pode avaliar o atendimento disponibilizado pelo Hospital do Homem. “Meu caso é um cálculo renal, que preciso tirar porque eu corro o risco de perder o rim, já sou paciente daqui e o atendimento é dez, é muito bom”, declarou.
Diagnóstico e terapêutica
A entrega da segunda etapa de implantação do Hospital do Homem expande a unidade com novas salas para litotripsia extracorpórea, urodinâmica, cistoscopia, observação pós-procedimento e laudos, além de sala de biópsia guiada por ultrassonografia.
Na área de diagnóstico, a unidade de saúde especializada passa a contar com serviços de coleta de material por meio de punção e biopsia, além de exames anatomopatológicos, ultrassonografia com dopller, ultrassonografia do aparelho urinário, bolsa escrotal e próstata.
O Hospital do Homem também oferece endoscopia do aparelho urinário, diagnóstico em urologia e atendimento ambulatorial, tratamento clínico e cirúrgico. As informações são de assessoria.