A prefeitura de Itaetê, município da região da Chapada Diamantina, informou nas redes sociais que o abastecimento de soros antivenenos no estado da Bahia se encontra comprometido. Por isso, a gestão pede que as pessoas evitem zonas e regiões com maior risco a acidentes com animais peçonhentos.
Segundo o Ministério da Saúde, os quantitativos disponíveis de ambos os imunobiológicos estão reduzidos e está sendo aguardada nova remessa de lotes dos soros do laboratório produtor.
Os estoques estão baixos, especialmente em relação aos soros antielapídico (coral verdadeira) e anticrotálico (cascavel, boicininga), em virtude de problemas na produção, que causou a consequente redução.
“Diante da situação, orientamos para que as pessoas evitem zonas e regiões com maior risco a acidentes com animais peçonhentos, e um cuidado ainda maior com cobras venenosas e também com escorpiões Tityus serrulatus [escorpião – amarelo]”, ressalta a prefeitura. “Em caso de acidente com animais peçonhentos, procure imediatamente o hospital”, completa.