A prefeitura de Ibicoara, via Secretaria de Meio Ambiente, e a gestão do Parque Natural Municipal do Espalhado, procuraram o Jornal da Chapada nesta quarta-feira (26) para rebater texto publicado pelo jornal A Tarde e reproduzido aqui sobre informações do acesso a cartões postais da região da Chapada Diamantina. Essa questão envolve a utilização de QR Code para entrar na Cachoeira do Buracão, por exemplo (veja aqui o texto).
No entanto, a gestão municipal refuta o texto e diz que há equívoco porque a entrada para o Buracão também pode ser paga na entrada do parque. Os questionamentos e preocupações sobre a gestão do turismo na região surgiram não após o texto, mas desde que se tornou obrigatório pagar para acessar pontos turísticos. Foi noticiado pelo A Tarde que haveria uma mudança no padrão do guia humano para o gestor virtual de condutores. Esse ponto foi explicado pela prefeitura.
“A matéria insinua um rebaixamento do papel do condutor de visitantes na realização da trilha, ao mencionar uma mudança do ‘guia humano para o gestor virtual’, o que supostamente reduziria a experiência de contato com a natureza. As normas de visitação do parque incluem a obrigatoriedade do acompanhamento de guia local para realização da visitação, aspecto reforçado pelos estudos de implementação do Sistema de Gestão de Segurança [SGS] da trilha da Cachoeira do Buracão, medida pioneira em Unidades de Conservação municipais na Bahia”, salienta a nota da prefeitura.
Além disso, a estratégia de reserva antecipada por meio da plataforma Janoo vem sendo implementada e, segundo a prefeitura, já é uma tendência no ecoturismo, ocorrendo de modo semelhante em outras Unidades de Conservação, como o Parque Nacional do Iguaçu, no extremo oeste paranaense. “A realização da reserva antecipada por meio digital traz benefícios e comodidades para os visitantes, fornecendo informações e estatísticas importantes que auxiliam a gestão das Unidades de Conservação em aspectos como segurança, prestação de contas e disponibilização de recursos humanos”, diz a nota.
As gestões municipal e do parque em Ibicoara também dizem que “atualmente as atividades de visitação no Parque Natural Municipal do Espalhado são responsáveis pela geração de renda direta para mais de 150 condutores de visitantes, além de contribuir decisivamente no fomento a toda a economia local e regional”.
Jornal da Chapada