A estudante baiana Heloisa Serra Rodrigues de Souza, de 15 anos, estará representando o Brasil e a Bahia na Regeneron ISEF (International Science and Engineering Fair), que acontece entre os dias 13 e 19 de maio, em Dallas, Texas (EUA), considerada a maior feira pré-universitária de ciências do mundo.
Ela é da Escola Sesi Reitor Miguel Calmon, em Salvador, e foi premiada na Mostratec (Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia), que é considerada a maior feira de jovens pesquisadores da América Latina. O projeto da Bahia foi credenciado através da Mostratec: APPANC: Desenvolvimento de um aplicativo para divulgação científica das PANCs.
Desde o ano de 2008, as Plantas Alimentícias não Convencionais (PANCs) vêm ganhando mais espaço e até mesmo popularidade, por meio de diversos estudos. A partir das pesquisas sobre aplicativos digitais como meio de divulgação científica e, dentre eles, uma abordagem específica sobre as PANCs, percebeu-se uma lacuna.
Em vista disto, a definição do tema decorre da importância e necessidade de difundir informações acerca dessas plantas com base em alguns questionamentos, tais quais: como é possível dar amplitude à divulgação científica das PANCs utilizando recursos digitais? De que maneira um aplicativo pode contribuir para o reconhecimento de suas múltiplas formas de usos? De que forma um aplicativo sobre PANCs pode apresentar aos usuários informações técnicas, mas com uma linguagem acessível para diferentes públicos de forma gratuita?
Neste sentido, o APPANC objetiva promover a divulgação de informações sobre as PANCs, além de demonstrar diferentes formas de (re)conhecer essas plantas; e mais ainda, incentivar suas diferentes maneiras de utilização cotidiana na culinária e fitoterapia. Para a sua elaboração, foi utilizado de forma gratuita o site Fábrica de Aplicativos, o FABapp. Após a criação do aplicativo, a pesquisa em andamento encontra-se em fase de divulgação na comunidade escolar, e posteriormente estará acessível para o público em geral.
Acredita-se que o APPANC pode estreitar as relações entre as tecnologias e a divulgação científica através de uma linguagem técnica, acessível e de fácil compreensão pelos utilizadores, tornando-o estratégico no resgate pelo (re)conhecimento e valorização dessas Descrição: logo Marta Araujo AFplantas no âmbito alimentar e também fitoterápico.