A hipertensão gestacional é um mal que pode comprometer a saúde da mãe e do bebê, e resultar em uma complicação mais frequente do que se imagina. O Ministério da Saúde aponta que cerca de 9% das grávidas brasileiras são diagnosticadas com aumento da pressão arterial, fator que se consolida como maior causa de morte materna no país. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Rede Brasileira de Estudos sobre Hipertensão na Gravidez (RBEHG) estimam que 80 mil mortes maternas e 500 mil mortes fetais ocorram anualmente em todo o mundo decorrente de doenças hipertensivas na gravidez.
A condição aumenta o risco das chamadas pré-eclâmpsia e eclampsia, que geram grande risco para a mãe e para o bebê, e necessitam de atendimento especializado aliado à rigorosa vigilância durante o pré-natal, parto e pós-parto. Desde março de 2022, as gestantes de Seabra de mais 11 municípios da região da Chapada Diamantina encontram assistência especializada na Maternidade Frei Justo, unidade da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) gerida pela Fundação Fabamed referência para atenção ao parto e nascimento de risco habitual e de alto risco.
A unidade vem desenvolvendo um trabalho contínuo de assistência a gestantes de alto risco, diminuindo a chance de complicações causadas pela doença. Diretor médico da Frei Justo, Robson Luiz de Souza, explica que a unidade oferece todo o acompanhamento especializado a gestantes, puérperas e bebês, assegurando a assistência humanizada e qualificada. “Todos os nossos partos são assistidos por médicos e enfermeiras obstetras, além da participação do acompanhante, se for do desejo da paciente. Em momento algum a paciente fica só durante o trabalho de parto. E, se houver a necessidade de uma analgesia, temos uma anestesista à disposição da unidade”, relata.
O diretor explica que a unidade conta com equipamentos com tecnologia de ponta, mas sem deixar de lado o principal: carinho e cuidado que chegam até mamães e bebês através da humanização do atendimento. “Em todas as salas de parto nós temos os equipamentos usados para a analgesia e para um parto mais humanizado. Já na área destinada aos recém-nascidos, incubadoras de última geração garantem o conforto e o tratamento eficaz que os pequenos necessitam após o nascimento precoce”, explica o diretor.
Cuidado especializado
A Maternidade Frei Justo Venture vem apostando na humanização do atendimento para garantir um ambiente acolhedor e seguro para gestantes, puérperas e bebês. Com investimento do Governo do Estado de mais de R$ 17 milhões entre obras e equipamentos, a unidade possui 35 leitos distribuídos entre obstétricos, gestação de alto risco e Unidade de Cuidados Intensivos Neonatal do tipo canguru e convencional. Além disso, o espaço também conta com serviços de urgência e emergência, exames de ultrassonografia obstétrica, ultrassonografia com doppler e eletrocardiograma.