Com as presenças de representações femininas e do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBM-BA), sob a articulação do líder do Governo na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), Rosemberg Pinto (PT), junto à bancada oposicionista, foram aprovados por unanimidade, nesta quarta-feira (24), os Projetos de Lei (PL) 24873/23, do Poder Executivo, que trata da organização básica e o efetivo do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBM-BA), e o PL 24746/23, de autoria da deputada Olívia Santana (PCdoB), que proíbe a utilização de “pistolas de água” e similares, durante o Carnaval e festas de rua na Bahia.
Durante a sua relatória sobre o PL que proíbe as “pistolas de água” no Carnaval e em festas de rua, o deputado Rosemberg destacou que a medida visa exaltar o respeito e teve a anuência do momesco Bloco As Muquiranas. “É de extrema importância e simbologia às festas populares da Bahia, para que a gente possa respeitar a dignidade humana, as mulheres, as opções de homens e mulheres, sejam héteros ou trans”, declarou o parlamentar e indicou a votação unânime.
Bombeiros
A reestruturação do CBM-BA, proposta pelo governador Jerônimo e validada pelo Legislativo, permitirá a criação de dois novos comandos regionais, no Oeste e Sul do estado, a criação do Instituto Militar de Ensino Superior, de um Centro de Engenharia e do Centro de Gestão do Vetor Aéreo, que possibilitarão aos servidores bombeiros um número maior de progressões de carreira na corporação.
“É um momento histórico, agradeço ao nosso governador Jerônimo Rodrigues pelo apoio que dá à nossa instituição, aos líderes [Rosemberg Pinto e Alan Sanches] e a todos os deputados, é muito importante esta estruturação e modernização do Corpo de Bombeiros” respondeu o comandante-geral do CBM-BA, Adson Marchesin. Os Projetos seguem para sanção do governador Jerônimo Rodrigues para terem efeito legal. As informações são de assessoria.