A entrega do Hospital Regional de Itaberaba (HRI) nesta sexta-feira (2) pelo governo estadual foi considerada pelo prefeito de Marcionílio Souza, Hermínio José Mercês, o popular Corró (PP), como um momento histórico para região da Chapada Diamantina.
“Participamos deste momento histórico de reinauguração desta importante unidade, que certamente irá ajudar a melhorar o atendimento da saúde na nossa região. Cerca de 90% dos recursos vieram do Governo do Estado, ficando 10% para a prefeitura local”, explica Corró.
De acordo com o progressista, serão 70 leitos, sendo 10 de UTI no novo HRI. “A expectativa é que 230 cirurgias sejam realizadas no local por mês, além de atender os casos de urgência e emergência de toda Chapada Diamantina”, completa o gestor em publicação.
Corró esteve no evento inaugural ao lado do governador Jerônimo Rodrigues (PT) e do ministro da Casa Civil do governo Lula, Rui Costa (PT), em Itaberaba. O hospital também vai ofertar leitos de saúde mental, consultas especializadas, cirurgias ambulatoriais, diagnósticos e terapias.
Com investimento de aproximadamente R$ 30 milhões, entre obras e equipamentos, a unidade, instalada em Itaberaba, foi entregue com instalações e equipamentos de ponta. Serão 230 profissionais atuando para dar assistência de qualidade à população da região do Piemonte do Paraguaçu.
A secretária Roberta Santana aponta que a unidade fortalece a rede assistencial do SUS na região. “Essa é mais uma entrega do Governo do Estado. Vamos oferecer diversos serviços em alta complexidade”, afirmou a titular da pasta. A secretária explicou ainda que o hospital ofertará internação hospitalar nas especialidades de Clínica Médica, Cirúrgica e Pediátrica, além de internação em UTI adulto.
Contará com atendimento ambulatorial, com a oferta de consultas especializadas e cirurgias ambulatoriais; procedimentos de diagnose e terapias, além de demais serviços de apoio assistencial e administrativo.
Construído em um terreno do governo federal, o Hospital Regional Piemonte do Paraguaçu tem equipamentos de última geração como um tomógrafo de 16 canais, dois Raio-X, sistema de captura e digitalização de imagens, além de dois aparelhos de ultrassonografia.
Jornal da Chapada