O prefeito do município de Itaetê, na Chapada Diamantina, Zenildo Matos (UB), não gostou nada de notícias que considerou infundadas sobre gastos com festejos juninos que chegam a valores exorbitantes. Em repúdio às matérias, nesta quarta-feira (7), Zenildo se defendeu das acusações demonstrando que sua gestão tem responsabilidade com o erário. Tanto que foi um dos gestores convidados pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA) para participar do recebimento do ‘Selo da Transparência’ justamente sobre os investimentos em festejos de São João.
“Primeiro que a gestão não considera gastos investir na cultura local e no bem-estar da população. Nós fazemos investimentos. Por isso são infundadas as acusações sobre as despesas divulgadas em alguns veículos de comunicação. Nossa gestão vem a público ratificar que sempre primou pela transparência e lisura do erário público. E justamente nesta data, 7 de junho de 2023, Itaetê recebeu o honroso convite do MP-BA para participar do recebimento do Selo de Transparência referente à transparência nos festejos juninos de 2023”, explica o gestor em contato com o Jornal da Chapada.
O prefeito do União Brasil também explica que se há algum tipo de irregularidade, ele não seria convidado a participar de um evento que confere aos municípios que efetivamente possuem comprometimento com as contas públicas. “Sem qualquer embaraço colaboramos com a promoção da transparência dos gastos com os festejos juninos junto ao órgão ministerial. Então são ilações, notícias distorcidas e sem o mínimo de apuração de como funciona um município. Matérias escritas por pessoas leigas que acreditaram em uma falsa denúncia”, ratifica Zenildo.
Selo de Transparência
Conforme a prefeitura de Itaetê, para que se tenha o Selo de Transparência, o município precisa cumprir prerrogativas para o recebimento. A gestão de Zenildo salienta que toda a documentação foi encaminhada ao Ministério Público com planilha de custos das festividades juninas do ano anterior e a previsão de despesas gerais com os festejos juninos de 2023.
“O selo será entregue aos gestores que honraram com os gastos públicos nos festejos no próximo dia 14 de junho do ano em curso, e a cerimônia ocorrerá no auditório da Assembleia Legislativa da Bahia [Alba]. Assim, o município de Itaetê ratifica sua retidão e demonstra que o denuncismo exagerado esbarra na verdade dos fatos”, aponta nota de defesa da prefeitura que o Jornal da Chapada teve acesso. Confira aqui a programação completa do São João de Itaetê. E tem ainda o Santo Antônio de Bananeiras neste final de semana.
Jornal da Chapada