“A Embasa presta um desserviço à população baiana”. Com estas palavras, o vereador de Vitória da Conquista, Ivan Cordeiro (PTB) denunciou buraco na estrada que vai para o distrito de Iguá, próximo ao aeroporto, causado por um rompimento de tubulação de responsabilidade da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa).
“Na tarde desta segunda-feira fiz questão de ir até à estrada do Iguá e constatar o descaso da Embasa com a nossa cidade, ou se faz os investimentos necessários ou ficaremos à deriva como sempre. O que estamos vendo em Conquista é um sistema precário que está afetando a infraestrutura do município, haja vista que os vazamentos da rede de esgoto na cidade e da rede de abastecimento de água na zona rural estão provocando diversos estragos no pavimento de várias ruas, avenidas e estradas, causando prejuízos e transtornos à população”, disse o edil, que enfatizou que protocolará na Câmara Municipal uma moção de repúdio à Empresa.
A situação fez com que o vereador relembrasse um pleito levantado por ele, que é a criação de uma Agência Reguladora no município. A indicação tem como intuito firmar, por prazo indeterminado, termo de compartilhamento da regulação e fiscalização dos serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário com a Agência Reguladora de Saneamento Básico do Estado da Bahia (Agersa). De acordo com a proposição, a agência estadual ficaria responsável pela regulação dos serviços de abastecimento de água e esgoto, e a agência municipal com a fiscalização desses serviços.
Ivan acrescentou que a autarquia fiscalizará e cobrará da Embasa que haja eficiência e qualidade na reconstrução do equipamento que precisou ser manuseado. “A população cobra muito sobre este ponto de reconstrução após o serviço. Por exemplo, há casos onde o solo, o asfalto, é prejudicado após a realização da intervenção da Embasa. A agência fiscalizaria essas ações e cobraria da Empresa a reconstrução do local de forma qualificada”, acrescentou o vereador.