A Festa Literária Internacional do Pelourinho (Flipelô), que acontece de 9 a 13 de agosto, vai contar com a participação da escritora luso-brasileira Van Amorim. Natural de Salvador e licenciada em Língua Portuguesa, Amorim volta ao evento, considerado um dos principais acontecimentos do calendário cultural baiano, no dia 13, às 10h.
Van tem um contrato internacional com a Chiado Books – editora de origem portuguesa, sediada em Lisboa. Com 30 anos, dois livros publicados e meio milhão de leituras, a escritora ficou em 1° lugar na Amazon dos Estados Unidos e se tornou um dos nomes da literatura lusófona. “Uma mulher trans, preta e periférica que bombou no wattpad escrevendo romances policiais após ser sequestrada, torturada e violentada aos 15 anos”, salienta nota de assessoria.
Para quem não sabe, Van foi criada no bairro de Águas Claras, em Salvador, onde venceu um campeonato de poemas, aos 10 anos, na Escola Dra. Maria do Carmo Vilaça. Seu primeiro lançamento foi na Livraria Leitura do Salvador Shopping, no dia 27 de novembro de 2022 e desde então vem conquistando os principais eventos literários do estado.
No dia 4 de maio, a escritora foi convidada para lançar a sua obra na 4° edição da Festa Literária Internacional da Praia do Forte (FLIPF), no espaço multiverso. Na Flipelô, Van Amorim vai apresentar o livro ‘O Eclipse, apaixonada pelo doutor’. Um romance com 50 capítulos e 570 páginas que conta a vida de uma jovem romântica e sonhadora que sai da pequena cidade de Varzedo para a capital com o sonho de se tornar modelo internacional.