A situação na Câmara de Vereadores do município de Iaçu está fervendo após o resultado da votação que resultou na cassação do vereador Gil Sampaio (PSD) nesta quarta-feira (5). A tensão é tão explícita que até três viaturas da Polícia Militar estiveram presentes no local durante a sessão.
O amplo resultado de 9 a 1 na votação reflete o intenso racha entre os grupos políticos liderados pelo atual prefeito de Iaçu, Nixon Duarte, e pelo ex-prefeito Maurílio José Ramos Sobrinho, mais conhecido como ‘Macarrão’. Nos próximos dias, espera-se o afastamento de Gil Sampaio, com suplente assumindo o cargo.
Relembre o caso
O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) derrubou o mandato de segurança que anulava de forma liminar o processo de cassação do vereador de Iaçu, Gil Sampaio. O processo aberto contra Gil é seguido pelo presidente da Casa, Cláudio da Farmácia (PP), que conseguiu manter o processo e derrubou a decisão do juiz local. A cassação prosseguiu e o edil, que antes era situação, foi cassado.
Gil atribui que há uma perseguição política contra ele por ter feito inúmeros questionamentos contra a atual administração municipal. Sua irmã, por exemplo, é vice-prefeita. O vereador do PSD é do grupo de ‘Macarrão’, que tem disparado sua ‘artilharia’ contra Nixon. Isso porque em áudio atribuído a ele, Macarrão declara ser oposição ao prefeito, que ajudou a eleger em 2020.
Jornal da Chapada
Veja o momento do anúncio do resultado da cassação de Gil Sampaio (a partir dos 26 minutos)
Leia também