A ‘Operação Força Total’, conduzida pela Polícia Militar em todo o estado da Bahia, alcançou um marco significativo, com a apreensão de 186 armas de fogo. Na 10ª edição, realizada nesta terça-feira (4), foram retiradas das ruas 14 armamentos.
Além disso, a operação também resultou na desativação de um laboratório utilizado para o refino, produção e distribuição de drogas, após a apreensão de prensas e outros utensílios encontrados no local.
Através de blitzes, abordagens e rondas, essa última edição da operação resultou na prisão de sete foragidos da justiça, na recuperação de 12 veículos com restrições e na apreensão de outros 183 veículos com irregularidades.
O secretário da pasta da Secretaria da Segurança Pública, Marcelo Werner, destacou a importância dessa ação para a redução dos índices de criminalidade. “A retirada dessas armas das ruas, em diferentes regiões, com certeza ajudará na redução de delitos contra a vida”, informou o secretário.
Desde o lançamento da ‘Operação Força Total’, em janeiro de 2022, foram abordadas quase 500 mil pessoas e 273 mil veículos. O balanço geral da operação inclui a prisão de 134 procurados, a recuperação de 170 veículos, a apreensão de 1.340 porções de drogas, além das 186 armas de fogo encontradas.
O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Paulo Coutinho, ressaltou o desempenho da corporação durante as ações, que foram realizadas com o uso de viaturas de quatro e duas rodas, policiamento aéreo, montado e a pé em pontos estratégicos, além da utilização de tecnologia, como os novos Terminais de Comunicação LTE, que permitem a transmissão rápida, estável e segura de informações.
“Atuamos de forma preventiva em todo o estado, com uma repressão qualificada e elevado nível de ostensividade, além de proporcionar uma sensação de segurança à sociedade. Nesta edição, fechamos com chave de ouro ao desativar um laboratório de cocaína”, pontuou o coronel Coutinho. As informações são de assessoria.