Iniciada nesta sexta-feira (28), a parte cultural da Festa de Sant’Ana em Marcionílio Souza, na Chapada Diamantina, é mais uma iniciativa para movimentar a economia local. Os festejos vão até domingo (30) com organização da prefeitura administrada pela gestão do prefeito Hermínio José Mercês, o popular ‘Corró’, com apoio do governo estadual. Esse evento homenageia os 61 anos de emancipação de Marcionílio Souza.
A cidade chapadeira está lotada de turistas e moradores da região. “Essa deve ser a melhor Festa de Sant’Ana de todos os tempos”, salienta o prefeito Corró. A gestão promete animar e encantar toda a região. A programação começa com Amaury Love Mix, Robson de Almeida e Neto Monteiro, que levaram arrocha para o público desta sexta em praça pública.
No sábado (29), segundo dia da Festa de Sant’Ana, a organização lembra que “é bom você chegar cedo porque promete e muito”. Os shows ficam por canta da sofrência de Kevi Jonny, o pagodão da banda La Fúria, além do arrocha da Pegada 10, Hallison Rocha e Cinho Silva.
Já no domingo, a festa fica por conta de Swing do T10, logo pela tarde, no tradicional arrastão com trio pelas ruas da cidade chapadeira. No palco, mais quebradeira com uma das maiores bandas do carnaval de Salvador, Psirico. “Para quem tá apaixonado, Jonas Esticado promete fazer todo mundo dançar bem agarradinho”, aponta a prefeitura em publicação. Ainda no domingo tem mistura no Pancadão do Amor, e para finalizar, aquele samba de qualidade do Swing do Fora (antigo Fora da Mídia).
Celebração profana
Na última quarta-feira (26), o município chapadeiro realizou uma missa de 61 anos e emancipação de Marcionílio Souza para celebrar a data magna, em consagração à padroeira de Sant’ana. Uma procissão repleta de fé e devoção levou inúmeros fiéis pelas ruas da cidade chapadeira, carregando a imagem da santa.
“Para celebrar a nossa padroeira, participamos de uma carreata pela cidade, em seguida de uma missa dedicada aos motoristas, ferroviários, motociclistas e ciclistas, presidida pelo padre William Menezes, da Paróquia de Nossa Senhora das Dores, de Planaltino”, completa Corró.
O dia do aniversário de 61 anos de Marcionílio Souza começou logo às 6h da manhã com a largada da maratona, que teve apoio da equipe The Power Body e presença do prefeito Corró, acompanhado da primeira-dama, da secretária de Educação, e do diretor de cultura.
Em seguida, a população acompanhou a parte cívica tradicional, como o hasteamento das bandeiras, hinos da cidade, do estado e nacional, e o pronunciamento. Depois teve a Igreja da Matriz para a Missa de Ação de Graças.
Histórico e desenvolvimento
Marcionílio Souza começou a se formar por meio de um simples povoado chamado ‘Tamburi’. O nome vem de uma árvore citada como referência pelos tropeiros que passavam por seu território. São 61 anos de história, de um povo alegre e lutador, às margens do Rio Paraguaçu. “Sua cultura é peculiar e muito valiosa para todos que moram e visitam”, aponta a nota da gestão.
A prefeitura também aponta que a administração de Corró vem trabalhando para atender toda a população e apresentou a conclusão da primeira parte da pavimentação do bairro Pé do Morro, que tem sido comemorado pelos moradores do local. “O calçamento ficou uma beleza”, diz senhor Antônio. Teve ainda a primeira parte da pavimentação em paralelepípedo de oito ruas do Bairro do Pé do Morro entregues com sucesso.
Corró também assinou a ordem de serviço da pavimentação em paralelepípedo de mais outras nove ruas do Pé do Morro. “Estamos trabalhando para melhorar sempre a vida da população. A prefeitura atua em todas as áreas para que a qualidade de vida seja cada vez mais desenvolvida. Nossa gestão não tem distinção e estamos trabalhando para todos”, aponta o prefeito
Jornal da Chapada