O Conselho Universitário da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), nesta quarta-feira (16), aprovou, por unanimidade, a concessão do título de doutor honoris causa a Pedro Paulo Soares Pereira, o Mano Brown, líder do Racionais MC’s. A honraria foi aprovada no momento em que o Hip-Hop celebra 50 anos e foi uma iniciativa da pró-reitoria de Extensão e Cultura da instituição de ensino.
“Nada melhor do que reconhecer pessoas que realizaram contribuições acadêmicas, humanísticas e sociais para a sociedade, para a pesquisa e em prol do desenvolvimento do País em suas mais diversas áreas. A proposta ressalta a importância do artista, que transcende o Hip Hop e a música rap, sendo aclamado por sua autenticidade e por representar a voz dos moradores da periferia”, declarou a UFSB em post nas redes sociais.
Natural de Capão Redondo, em São Paulo, Mano Brown é filho de uma baiana, Dona Ana Soares, que era nascida em Riachão do Jacuípe. Seu avô materno também era da Bahia, da Chapada Diamantina.
“Esse reconhecimento é totalmente merecido por Mano Brown, ao mesmo tempo, não é exclusivo, é algo que diz respeito à importância do hip-hop, ao seu legado e às possibilidades que antes não tínhamos nem em nossos sonhos”, comentou Richard Santos, pró-reitor de Extensão e Cultura da UFSB e um dos pioneiros da cultura hip hop no Brasil, tendo sido cantor e produtor musical no final dos anos 1990 e início dos anos 2000.
Uma titulação como essa não é algo único e individual. Não é para quem recebe, no caso o Pedro Paulo, Mano Brown, não é para quem reconhece a importância dele como artista e liderança. É algo que aponta para a importância do que o Hip Hop nos tem deixado de legado ao longo dos anos, a identidade das periferias e a possibilidade do sonho diante de tanta miséria e sufocamento”, seguiu Richard. As informações são de assessoria.