Fligê começa hoje com ocupação máxima nos hotéis e pousadas e expectativa de público de cerca de 5 mil pessoas por dia. Mais de 1.200 leitos estão com lotação completa; A cidade recebe turistas e moradores para quatro dias de 12 shows, cinco mesas literárias, sete exposições e mais de 30 lançamentos de livros.
Desde as 8h desta quinta-feira (17), as ruas de Mucugê estão ainda mais cheias de literatura e de música. São esperadas milhares de pessoas em Mucugê, entre turistas e moradores da cidade da Chapada Diamantina e da Vila de Igatu.
Os mais de 1.200 leitos, entre hotéis, pousadas e casas de hospedagem estão com ocupação máxima. Segundo a secretária de Turismo e Cultura de Mucugê, Fabiana Santos Profeta, a Fligê é um evento de extrema importância para o município e região da Chapada Diamantina pelo fomento na economia local durante a produção e realização do evento.
“Além do incremento na economia, a Fligê ainda valoriza muito a cultura local. É um evento que conta com a participação popular, tem a participação comunitária, não só dos artistas locais como das manifestações culturais”, afirma a secretária.
Fabiana também enfatiza o fomento a economia solidária, com a realização do Mercado Solidário, que reúne artesãos, produtores e grupos de economia solidária e agroecologia. O Mercado Solidário é um espaço do Território Fligê que reúne esses produtores para cinco dias de exposição dos seus produtos. “É realmente um evento que move todas as áreas, não só da economia como da cultura e da educação”, diz a secretária.
O nosso primeiro dia começou com o Desfile Literário, às 8h, nesta quinta. A programação da feira foi adiada na quarta-feira (16), devido ao falecimento de Heliomar Medeiros, carinhosamente conhecido como Ninja, integrante da equipe da Fligê. Parte da programação de quarta-feira foi transferida para a quinta-feira.
Internet gratuita é disponibilizada para todo o público
A inclusão digital é um direito que, por meio de programas como o Conecta Bahia, garante esse direito. Atendendo ao público da Fligê- Feira Literária de Mucuge, de forma gratuita e com ampla conexão de internet, favorece os registros digitais do evento, a acessibilidade e interação com a programação e seu público e projeta o evento para as redes sociais.
Com integração da Tecnologia com a Literatura, a Fligê estreia o Conecta Bahia em Mucugê. Por meio da decisão e apoio da SECTI, seu secretário, André Joazeiro, mobilizou, sem medir esforços, seu gabinete e equipe para ampliar e promover a inclusão digital no evento Fligê.
O evento conta com apoio do Governo do Estado, por meio de emendas parlamentares vinculadas a parcerias de instituições de educação estadual e federal, coletivos e grupos culturais. Para conferir a programação completa da Fligê, acesse o site: www.fligemucuge.com.br.
Jornal da Chapada