Localizada no Parque Nacional da Chapada Diamantina, a Gruta do Lapão é um dos principais destinos turísticos de quem decide visitar a parte central do estado. Para chegar até as formações rochosas, é necessário fazer uma trilha de 5 km saindo de Lençóis. O trajeto dura em média uma hora e meia, mas a recompensa é um dos cenários mais exuberantes do país.
Descoberta no século XIX, a gruta, que tem uma entrada de 80 x 40 metros, é formada por quartzo e ferro e conta com cinco setores. O primeiro tem estalactites; o segundo é o mais amplo; o terceiro é o mais estreito; o quarto conta com uma visão panorâmica e o quinto é úmido, escuro e possui morcegos em seu interior. O espaço mais elogiado pelos turistas que visitam a área são os rios subterrâneos e piscinas naturais de águas cristalinas.
Uma das maneiras mais convencionais de visitar o paraíso natural é fazendo rapel na sua entrada. Com uma altura de cinquenta metros, a atividade é supervisionada por seguranças e guias para que não ocorra nenhum acidente no local.
No passado, a Gruta do Lapão já foi habitada por indígenas e quilombolas. A prova dessa descoberta são os vestígios de arte rupestres, cerâmica e objetos pessoas presentes no interior da caverna.
Com as suas formações rochosas de beleza indescritível, águas cristalinas e atividades radicais, não restam dúvidas de que a Gruta do Lapão é uma oportunidade única para aqueles que buscam entender a grandiosidade da natureza que nos cerca. Jornal da Chapada com informações do Bahia Destinos.