Um vídeo impressionante de um raio aranha atingindo um vulcão na Guatemala, no mês de julho, viralizou nas redes sociais na última semana. O fenômeno ocorreu perto do vulcão Acatenango, próximo à cidade de Antígua, a sudoeste da capital Cidade da Guatemala, e foi capturada por Derrick Steele, segundo Newsweek.
Mesmo acontecendo há quase um mês, o relâmpago recentemente ganhou repercussão na internet. Imagens da formação única do raio, compartilhadas em um post de 18 de agosto no Twitter, pelo perfil AccuWeather, receberam mais de 1,4 milhão de visualizações. Na legenda do vídeo está escrito: “Isso não é uma ilusão de ótica. O vulcão Acatenango na Guatemala produz raios vulcânicos.”
This isn't an optical illusion! The Acatenango Volcano in Guatemala does produce volcanic lightning. ⚡️🌋 pic.twitter.com/yZu0vvYOjx
— AccuWeather (@accuweather) August 18, 2023
Descrevendo um caso de raio do tipo aranha em 2018, o Serviço Nacional de Dados e Informações de Satélites Ambientais disse: “Esses relâmpagos extensos geralmente atingem o solo simultaneamente em vários lugares a quilômetros de distância. Eles também são conhecidos por desencadear raios ascendentes de objetos altos.”
Além disso, o órgão explica que esses flashes são chamados de raio aranha “devido ao padrão que eles criam quando se arrastam rapidamente de uma nuvem para outra. Esses flashes longos e horizontais podem ser vistos da Terra abaixo das nuvens quando são especialmente fortes e brilhantes. ”
De acordo com o Escritório Federal de Metrologia e Climatologia da Suíça, as regiões com mais raios estão localizadas entre a Linha do Equador e os paralelos 38º norte e sul. As informações são do r7 Notícias..