A Conferência Municipal de Cultura de Nova Redenção, ocorrida na terça-feira (22), no Centro Cultural Consuêdes Benevides, reuniu políticos, servidores, artistas e a comunidade em geral. Durante o evento, os estudantes do projeto ‘Cultura na Escola’ realizaram apresentações musicais. Na reunião também foram expostas propostas de apoio às tradições culturais.
Na ocasião, o palestrante da conferência, Emílio Tapioca, frisou que a cultura não fica restrita ao campo artístico. “Os movimentos culturais não são produzidos apenas por cantores e produtores de eventos. Ao contrário do que é difundido, a cozinheira, o vaqueiro, a costureira e membros de outras profissões também fazem parte do contexto cultural de Nova Redenção”, diz o representante territorial da Chapada Diamantina.
A reunião também foi proposta para eleger os delegados que representarão o município de Nova Redenção na Conferência Territorial de Cultura, que acontecerá entre os dias 18 de setembro a 18 de outubro. No palco da conferência, Jânio Andrade, secretário de Esporte, Cultura e Educação, falou sobre a importância do evento no município chapadeiro.
“Nova Redenção já tem um rico calendário cultural. Nossa cidade realiza a Festa do Padroeiro, o festival de cultura, além do São João das escolas e a Festa dos Vaqueiros. Mas ainda podemos ir mais longe. Vamos realizar um debate propositivo para a adesão de novas programações e eventos culturais para beneficiar os cidadãos do município”, declara o secretário.
A prefeita de Nova Redenção, Guilma Soares (PT), marcou presença no encontro e elogiou as apresentações dos estudantes e prometeu trabalhar ainda mais para que a cultura do município seja valorizada. “Nada melhor do que abrir esse encontro com apresentações tão lindas que só mostram o quanto o nosso povo é talentoso. Hoje traçaremos novos eixos culturais para potencializar a criatividade artística do nosso povo”, salienta a gestora.
Jornal da Chapada