A Cooperativa Nacional de Produção e Agroindustrilização (Coopaita) em Itaberaba vem contribuindo com o crescente índice no faturamento das cooperativas baianas nos últimos anos. Essa empresa de pequenos produtores da agricultura familiar trabalha com diversos produtos, mas se destaca com a produção de abacaxis de alta qualidade.
Coopaita surgiu em 2001 no setor alimentício, e atualmente é uma das maiores cooperativas do estado. Tem o objetivo de garantir a melhoria da qualidade dos produtos ofertados, com acompanhamento técnico e comercialização direta até o mercado. O presidente da Coopaita, Aderbal Queiroz, ressalta que a associação surgiu através da demanda por abacaxi de alta qualidade em Itaberaba.
“A nossa principal produção é o abacaxi, sendo que a gente também já tem hoje uma indústria rodando desde 2011, onde a gente desidrata banana, manga e jaca. Nós também fabricamos barra de cereais e todos esses produtos são 100% naturais. Agora também está entrando a nova linha de um produto liofilizado, é um produto já nobre e com o valor um pouco mais elevado.”, diz o presidente da Coopaita.
A cooperativa tem sido uma fomentadora do desenvolvimento socioeconômico de Itaberaba. Ao todo, 116 famílias de agricultores auxiliam nas produção das frutas, transformando matérias-primas em produtos de alta qualidade que estão ganhando cada vez mais as prateleiras dos mercados dentro e fora do estado.
Santa Catarina, São Paulo e Minas Gerais são alguns dos estados que mais consomem os produtos da Coopaita. Uma das principais estratégias da cooperativa tem sido a adoção de embalagens personalizadas, o que impulsionou o aumento das vendas de seus produtos, já que a iniciativa acaba divulgando a marca e os clientes priorizam os alimentos produzidos por empresas mais organizadas.
Além do abacaxi, a Coopaita beneficia e comercializa as frutas desidratadas: abacaxi, manga, banana, jaca, citrus e mix de frutas em embalagens de 100 e 250 gramas e também de um quilo. Em breve, a cooperativa estará lançando a nova linha de frutas liofilizadas – frutas que passam por um processo de sublimação – e barras de frutas.
A expansão da Coopaita tem contado com o apoio do Governo Estadual, que destinou um investimento de R$ 3,6 milhões por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). Esse benefício faz parte do Projeto Bahia Produtiva e tem viabilizado a ampliação da unidade de produção de frutas.
Essa ajuda financeira tem possibilitado que a associação aumente sua capacidade de produção, participe de feiras e eventos para atrair novos clientes, amplie suas operações para diferentes estados e explore novas formas de produção. Jornal da Chapada com informações do site São Bento em Foco.