A atriz Letícia Sabatella, de 52 anos, revelou ter sido diagnosticada com um grau leve de Transtorno do Espectro Autista (TEA) e que busca apoio profissional para lidar com essa nova realidade.
Em entrevista ao podcast ‘Papagaio Falante’, Sabatella contou que a descoberta é recente. “Ainda é um pouco antecipação eu falar, porque ainda não estudei o suficiente para falar sobre isso, mas já sei que é, descobri com investigação de uma psiquiatra e neurologista que é muito séria”, disse.
A atriz mineira também explicou que seu grau leve é conhecido como Asperger e que ela possui fases ativas e passivas do TEA.
Sabatella ainda refletiu sobre sua carreira e como a TEA pode ter impactado na escolha pela atuação. “O fato de eu escolher o teatro, escolher a arte, foi meu mecanismo de aprender a, de algum modo, superar ou acomodar essa realidade, esse modo de ver as coisas, que traz muita hipersensibilidade, uma ingenuidade”, afirmou.
Por fim, a artista discutiu como o TEA afetou sua vida de várias maneiras, inclusive a maneira como as pessoas percebiam sua personalidade.
“O Dennis Carvalho sempre falou assim: ‘Leticia é um ET, ela chega aqui, abre um zíper e sai’. [Provável que seja] essa necessidade de ficar reclusa, de ficar no seu mundinho, né?”, concluiu. Jornal da Chapada com informações da CNN Brasil.