O Centro Estadual de Educação Profissional Formação e Eventos Isaías Alves (CEEP Isaías Alves- antigo ICEIA), promove, neste mês, o ‘Setembro Colorido’. O evento, que ocorrerá nos dias 20, 21 e 22, concomitante à Feira de Ciências desta Instituição, tem por finalidade discutir, além da prevenção ao suicídio, cuja cor amarela caracteriza esta campanha, outras formas de preservação e celebração da vida.
O Setembro Colorido, que é uma construção da Unidade Escolar, será o primeiro Evento do CEEP Isaias Alves, dentro do novo perfil que a escola assumirá: ‘Escola Fábrica do Espetáculo’ e possui a curadoria da Escritora Van Amorim e da atriz Tânia Toko, que imortalizou a personagem ‘Neuzão’ no filme O Paí Ó! ao lado dos também baianos, Lázaro Ramos, Lyu Arisson e Wagner Moura.
As Escolas-Fábrica, projeto implementado pela Secretaria de Educação do Estado da Bahia, através da SUPROT, tem a premissa de potencializar a educação profissional e tecnológica, por meio desta Superintendência, a partir de uma formação unilateral dos educandos, que se opõe à dissociação das funções intelectuais e técnicas, e parte do trabalho como princípio educativo, potencializando e contextualizando o ‘fazer pelo saber’.
Ao todo, são 27 Escolas-Fábricas em funcionamento no estado da Bahia ( Escola Fábrica do Chocolate, Couro, Pesca , Construção Civil, Gastronomia, entre outras). O CEEP Isaías Alves, atualmente gerido pela Professora Maribel Costa Silva, foi escolhido para sediar a Escola- Fábrica do Espetáculo, em Salvador, por possuir cursos dentro do eixo de produção cultural (Teatro, Áudio e Vídeo, Artes Visuais, Conservação e Restauro), e estar localizado no Barbalho, bairro boêmio, circundado pelos culturalmente efervescentes bairros do Santo Antônio e Pelourinho.
A Secretaria de Educação do Estado da Bahia, atualmente sob o comando da Doutora Adélia Pinheiro, busca por meio da Escola- Fábrica do Espetáculo, garantir espaços para o fomento das artes, em todas as suas dimensões, e atender ao desejo do então Governador do Estado, Jerônimo Rodrigues (PT), de promover uma educação transformadora, formadora de cidadãos críticos e sensíveis às demandas sociais. Neste contexto, a arte é uma ‘mola propulsora’.
Nesta perspectiva, ‘Setembro Colorido’, no CEEP Isaias Alves, vai pautar ações voltadas para as campanhas de conscientização, prevenção, diagnóstico, respeito, inclusão social e acessibilidade, e traz como slogam “Nenhuma ideia vale uma vida”, extraída da música ‘Enquanto houver sol’ da banda Titãs. Com o apoio da Superintendência de Educação Profissional e Tecnológica da SEC- BA, chefiada pelo Prof Doutor Ezequiel Westphal, este evento chega com tudo em sua 1º edição.
O Projeto ocorrerá, na Unidade Escolar nos dias 20, 21 e 22 de Setembro das 08 às 21h e contará com 6 espaços temáticos: Setembro amarelo, azul, verde, vermelho, dourado e colorido, respectivamente.
Programação:
Espaço Setembro Amarelo:
• 10/09 Dia Internacional de conscientização e prevenção ao suicídio.
Espaço Setembro Azul:
• 21/09 – Dia Nacional da Pessoa com Deficiência.
• 23/09 – Dia Internacional da Língua Sinais.
• 26/09 – Dia Nacional do Surdo.
• 30/09 – Dia Internacional do Profissional TILSP (Tradutor Intérprete de Língua de Sinais|Português)
Espaço Setembro Vermelho:
• Conscientização, prevenção e diagnóstico de doenças do coração humano e dos pets.
• 29/09 – Dia Internacional do Coração e da Saúde dos Pets
• 09/09 | 09 Dia Nacional do Médico Veterinário.
Espaço Setembro Verde:
• Conscientização de doações de órgãos, prevenção ao câncer de intestino, inclusão social e acessibilidade.
• 21 | 09 Dia Nacional da Pessoa com Deficiência.
Espaço Setembro Colorido
• Conscientização, respeito e combate a LGBTfobia.
• Mês da Diversidade na Bahia.
Espaço Setembro Dourado
• Conscientização, prevenção e diagnóstico do câncer infanto-juvenil. Uma campanha mundial para alertar pais, profissionais da saúde, educadores e sociedade.
Além destes espaçosos temáticos, a Unidade Escolar promoverá atividades lúdicas e a oficina de modelo comercial que realizará o desfile ‘Belezas Coloridas’, que acontecerá no dia 29 de setembro e será produzido pela Agência Model Club e a sua CEO Mônica Mota. O desfile foi pensado para ser mais uma ação para elevar a autoestima dos estudantes e celebrar a vida. Neste evento, quem sabe, futuros nomes da moda não serão revelados? Vale a pena conferir!
Jornal da Chapada