O congresso estadual do PSOL na Bahia realizado no último domingo (17), elegeu uma nova direção e aprovou a linha política do partido para o próximo período. O último candidato a Governador do partido, o professor Kleber Rosa, em conjunto com o setor que dirigia o partido até então, liderados por Franklin Oliveira e Elze Facchinetti, apresentaram uma resolução que indica a saída do partido do governo Lula.
A resolução aprovada, por uma maioria apertada, coloca a questão para o Congresso Nacional do partido.
Segundo a fala de Kleber Rosa no evento “não faz menor sentido que o partido siga no governo Lula que não dá respostas”. A resolução encontrou resistência interna e só foi aprovada por que uma parte dos delegados se absteve por entender ser uma questão fora dos limites da regional.
Elze Facchinetti, que deixou a presidência neste mesmo evento, votou a favor da resolução com a anuência do dirigente e companheiro de tendência interna, Franklin Oliveira, que atualmente ocupa o Cargo de Diretória de departamento na Fundação Pedro Calmon.
O novo presidente, Ronaldo Mansur, declarou que essa é uma posição de minoria e que não encontra respaldo entre os quadros nacionais do partido.