O Hospital Regional da Chapada, em Seabra, finalizou, nesta sexta-feira (22), as ações em comemoração a Semana de Segurança do Paciente. Envolvendo toda a equipe multidisciplinar da unidade da Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) gerida pela Fundação Fabamed, as comemorações lembraram a importância do Setembro Amarelo, mês destinado à conscientização sobre a Segurança do Paciente.
No período, a equipe do Hospital Regional da Chapada intensificou o diálogo com os pacientes, acolhendo sugestões e, principalmente, os elogios sobre o trabalho desempenhado. “Foi de imensa importância escutar repetidamente dos nossos pacientes que se sentem seguros e bem cuidados na nossa unidade”, comemorou o diretor-geral do Hospital da Chapada, Carlos Holtz.
Em 2023, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), uma campanha global está sendo realizada para chamar a atenção para a segurança do paciente. Com o lema “Eleve a voz dos pacientes!”, a ação acontece em reconhecimento ao papel crucial que pacientes, familiares e acompanhantes desempenham na segurança dos cuidados de saúde.
Sobre o Programa
De acordo com o Ministério da Saúde, o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP) foi criado para contribuir para a qualificação do cuidado em saúde em todos os estabelecimentos de saúde do país.
A Segurança do Paciente é um dos seis atributos da qualidade do cuidado e tem adquirido, em todo o mundo, grande importância para os pacientes, famílias, gestores e profissionais de saúde com a finalidade de oferecer uma assistência segura e eficaz.