Localizada entre Itaetê e Boa Vista do Tupim, a Barragem Bandeira de Melo é um dos pontos de visitações mais explorados por turistas e religiosos que se dispõem a conhecer o Caminho de Santa Dulce dos Pobres, no assentamento Cana Brava, na Chapada Diamantina.
Com uma extensão de 863 metros por 19,1m de altura e banhada pelo Rio Paraguaçu, a barragem é fundamental na vida dos moradores da Chapada por possibilitar a irrigação de milhares de hectares de terras férteis, abrangendo os perímetros da Nova Canabrava, Piranhas, Caldeirão e outros.
Além de sua importância hídrica na região, a Barragem Bandeira de Melo oferece uma paisagem de beleza natural cênica, que encanta aqueles que se permitem viver a experiência de conhecer a importante represa.
Ao percorrer o Caminho de Santa Dulce dos Pobres, os peregrinadores que passam pela represa ainda podem fazer uma breve pausa no trajeto para almoçar em algum dos restaurantes que ficam localizados ao lado da barragem e experimentar a rica culinária regional.
Caminho de Santa Dulce dos Pobre
Localizado no assentamento Cana Brava, em Boa Vista do Tupim, o Caminho de Santa Dulce dos Pobres é um evento tradicional que atrai fieis e turistas para uma experiencia de fé e comunhão. Neste ano, a terceira Peregrinação de Santa Dulce dos Pobres será realizada no dia 22 de outubro.
Com o tema ‘Vocação, Missão e Discipulado’, a programação do evento conta com: Oração no Cruzeiro às 7h30; Procissão saída do Cruzeiro às 8h; descanso e lanche às 10h30; celebração da eucaristia às 12h; show católico às 14h; momento meditativo e adoração às 15h30 e encerramento com benção do santíssimo às 16h.
Jornal da Chapada