Diversos municípios da Chapada Diamantina serão atingidos pela intensa onda de calor que assola o país. De acordo com o instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as temperaturas ficarão 5ºC acima da média nessas cidades, podendo chegar a 36ºC a partir desta quinta-feira (28).
Estão na lista os municípios: Abaíra; Barra da Estiva; Boa Vista do Tupim; Bonito; Brotas de Macaúbas; Caém; Campo Formoso; Contendas do Sincorá; Gentio de Ouro; Ibicoara; Ibiquera; Irecê; Itaberaba; Ituaçu; Jacobina; Jussiape; Lajedinho; Lapão; Lençóis; Livramento de Nossa Senhora; Macajuba; Mairi; Marcionílio Souza; Miguel Calmon; Morro do Chapéu; Mucugê.
Também serão atingidas pelas altas temperaturas as localidades de Nova Redenção; Palmeiras; Piatã; Mundo Novo; Piritiba; Rio de Contas; Seabra; Serrolândia; Tanhaçu; Tapiramutá; Uibaí; Utinga; Várzea da Roça; Várzea Nova e o município de Wagner.
Beber bastante água é um dos cuidados primordiais para enfrentar as temperaturas mais elevadas. Além da hidratação, outros cuidados são indispensáveis para que haja confortabilidade mesmo com o calor intenso, são eles:
• Se possível, evite sair nos horários mais quentes do dia;
• Adote o uso de guarda-chuvas para amenizar a sensação térmica;
• Use protetor solar para evitar queimaduras e câncer de pele;
• Opte por ficar em locais mais ventilados e com ‘sombra’;
• Prefira usar roupas mais folgadas e leves;
• Em caso de tonturas, náusea ou dor de cabeça, busque um local fresco para repousar. Caso os sintomas persistam, procure atendimento médico.
Os dias mais quentes costumam ser um desafio para os idosos. Eles tem uma menor capacidade de suar, mecanismo usado pelo corpo para se resfriar. Além disso, as pessoas da ‘terceira idade’ estão mais suscetíveis à desidratação, o que exige a adoção de cuidados extras.
Os bebês e as crianças também precisam de uma maior atenção porque possuem o metabolismo mais acelerado, resultando em uma produção maior de calor. Pessoas doentes ou debilitadas costumam ter problemas com a regulação da temperatura corporal e precisam reforçar as precauções.Jornal da Chapada com informações do portal G1.