O município de Jacobina, na Chapada Norte, se prepara para sediar a quinta edição do Cicloturismo Jacobina, ganhou destaque como a ‘Capital Brasileira do Cicloturismo’. O evento ocorre neste final de semana sábado (30) com saída às 8h do Jacobina, e domingo (01) com saída às 8h30 do Vitória Eventos.
Além das trilhas repletas de belezas naturais, o evento oferece uma rica programação com atrações culturais, musicais e gastronômicas para os participantes. Neste sábado (30) com destino ao município do Caém, percorrendo 50 km pela estrada do Bom Jardim. No domingo (01), com destino à Cachoeira dos Alves, na região do Mucambo.
“Com diferenças claras do turista comum, o ‘cicloturista’ não tem o objetivo de apenas chegar ao destino, mas de aproveitar todo o percurso com os seus atrativos naturais, culturais e gastronômicos, interagindo com a população local, o que gera um movimento, ainda maior, da economia”, pontua Mateusinho Carvalho, publicitário e um dos organizadores do evento.
Empresários locais também confirmaram o impacto positivo do Cicloturismo Jacobina. Levi Bahia, proprietário de empreendimentos na área de alimentação.”O evento já faz parte do calendário de grandes acontecimentos na região e contribui significativamente para aquecer a economia local, incluindo a contratação de mão de obra temporária”, ressalta Levi.
O setor hoteleiro é um dos mais beneficiados pelo cicloturismo, segundo Vinicius Villas Boas, do Hotel Serra do Ouro. O evento resulta em alta demanda por hospedagem em Jacobina e nos municípios vizinhos, com ocupação máxima. Além disso, muitos turistas retornam e trazem outros hóspedes para explorar com mais tempo as belezas da região.
Já Bruno Lima, empresário de peças e serviços de bicicletas, diz que o evento é uma celebração ao esporte e à vida, ocasião que requer a manutenção das bikes. “Como a prática do ciclismo envolve muita repetição de movimentos, é comum o desgaste de peças das bikes e, desta forma, é necessário passar o veículo por uma manutenção preventiva ou corretiva. E já na loja, muitos aproveitam para comprar novos acessórios para a bike ou de uso durante a prática esportiva”, afirma Bruno. Jornal da Chapada com informações do site Jacobina24horas.