O prefeito de Itaberaba, Ricardo Mascarenhas, entregou os diplomas de 117 agentes comunitários de saúde e de endemias, na última quarta-feira (4), na AABB. Na solenidade, o gestor ainda destacou as propostas, já assinadas, para a valorização dos profissionais da área.
Ainda no evento, Ricardo Mascarenhas fez questão de confirmar a entrega de mais 130 novos tabletes até janeiro de 2024; a proposta para que construam plano de cargo de carreira e a manutenção do adicional de insalubridade, mesmo os profissionais estando em licença prêmio.
O gestor ainda deixou claro que irá corrigir o erro da gestão anterior, que mudou a data de entrega dos serviços citados, considerando a data inicial a efetiva data de ingresso no serviço público municipal, devendo a Secretaria de Administração proceder as mudanças cadastrais necessárias em até 120 dias.
Mascarenhas também parabenizou os profissionais da saúde ao final da cerimônia. “A alegria de registrar uma formatura tão bonita, poder guardar na memória uma conquista tão preciosa, essa emoção tá no coração de todos nós! Vocês merecem além”, comemorou o gestor chapadeiro.
O solenidade, que estava completamente lotada, contou ainda com a presença do vice-prefeito de Itaberaba, David dos Anjos, do secretário de saúde, João Rodrigues, e de Rodrigo Fernandes, coordenador de Atenção Básica do município.
Sobre o curso
O curso de nível técnico ministrado pela UFRGS foi fruto de uma parceria entre a prefeitura de Itaberaba e o Ministério da Saúde pelo programa Saúde com Agente. Os 117 trabalhadores que concluíram o curso passaram a ser técnico em Agente Comunitário de Saúde e técnico em Agente de Combate a Endemias.
O município de Itaberaba conta com um quadro de 156 agentes comunitários e 65 agentes de endemias. A meta da Secretaria de Saúde de Itaberaba é ter cem por cento do corpo de profissionais com diploma de nível técnico.
O Governo Municipal vai continuar com a parceria através do programa ‘Saúde com Agente’, para que os agentes que ainda não puderam participar da formação, possam ingressar na próxima etapa do curso que deve abrir novas turmas do início de 2024.
O programa visa formar agentes comunitários de saúde, com conhecimentos teóricos e práticos utilizando técnicas que habilitem os profissionais a atuar na identificação, prevenção e controle das doenças e agravos e, aperfeiçoar os processos de trabalho direcionando-os pelos indicadores de saúde integrado à vigilância em saúde.
Já para os agentes de endemias, o programa ‘Saúde com Agente’ tem como objetivo formar teórica e tecnicamente os agentes de combate às endemias na identificação, prevenção e controle de fatores de risco presentes no território local, sejam eles associados a fatores biológicos, econômicos, culturais, sociais, demográficos e ambientais e auxiliar na identificação precoce de sinais e sintomas de doenças e agravos.
Jornal da Chapada