Uma das atrações do Parque Nacional da Chapada Diamantina, o Vale do Pati é a região formada pelo curso do Rio Patim, nos municípios de Palmeiras, Andaraí e Mucugê. Sua área total consiste em 12.300 hectares, integrando a Serra do Sincorá. Atualmente o local atrai visitantes que buscam vivenciar uma aventura inesquecível em contato com uma das paisagens mais deslumbrantes do estado.
O trekking do Pati é conhecido como o terceiro melhor do mundo na modalidade, atrás apenas de Machu Picchu, no Peru, e Santiago de Compostela, na Espanha. Seu acesso se dá por trilha que podem ser consideradas de grau moderado a difícil, que partem de Mucuge , da Vila de Guiné ou do Vale do Capão, em Palmeiras.
Em 2010, o Ministério do Turismo escolheu o passeio no Pati como o melhor roteiro do país. O local já chegou a abrigar mais de 400 famílias, possuindo uma estrutura com sede administrativa, igreja e escola. O Jornal da Chapada separou os melhores locais para turismo na região; confira.
Cachoeirão
O Cachoeirão é, sem dúvidas, o destino preferido dos turistas que visitam o Vale do Pati. Em épocas de chuvas intensas, o local conta com até 22 quedas d’agua, em diferentes pontos dos inigualáveis paredões de pedras.
A cachoeira é a segunda maior da Chapada Diamantina, perdendo apenas para a Cachoeira da Fumaça, que tem 360 metros. Em relação a paisagem, o local é um show a parte, com seus mirantes encantadores e um cenário propício para o registros fotográficos inigualáveis.
Mirante do Pati
Os aventureiros que quem passa pelas Gerais do Rio Preto e Gerais do Vieira tem como recompensa chegar ao Mirante do Vale do Pati, onde é possível visualizar uma grsnde parte do Vale do Pati, em meio aos seus morros e montanhas encantadoras.
No local, existem vários trechos de subida e descida. Atravessando o Rio Preto, é possível encontrar com uma linda paisagem, ao longo de 12km de percurso com muita adrenalina.
Cachoeira dos Funis
Localizada há 4km de Mucugê, mais precisamente na Serra dos Funis, o local oferece um enorme lago natural, sendo quase impossível chegar até o lugar e não tomar um banho energizante, tendo uma vista paradisíaca e relaxante de um dos mais conhecidos pontos turísticos da Chapada Dimantina.
Quem opta por visitar a Cachoeira dos Funis, ainda pode estender o passeio incluindo outros dois atrativos que acompanham o curso do rio Cumbuca: o cânion das Sete Quedas d’água e a Cachoeira das Andorinhas.
Onde se hospedar
Por ser um local onde as atividades turísticas são relativamente novas, a hospedagem é realizada através de casas dos nativos. As famílias que vivem no local costumam receber os visitantes em suas moradias simples, mas com camas confortáveis, comida caseira, água fresca, eletricidade oriunda da captação solar, além, é lógico, da hospitalidade diferenciada.
Jornal da Chapada