Tem novidade na agricultura familiar de Olindina, no Litoral Norte e Agreste Baiano. Isso porque as famílias agricultoras da Associação de Desenvolvimento Comunitário dos Pequenos Produtores Rurais do Povoado KM 67 estão ampliando a produção de mandioca na região.
O avanço se deve à aquisição de noventa metros cúbicos de manivas, uma plantadeira e implementos para trator entregues pelo Governo do Estado, por meio do Bahia Produtiva, projeto executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Os equipamentos favoreceram a produção que já era tradicional no local. De acordo com o presidente da Associação Jota Alves, o projeto facilitou o plantio das manivas nos últimos meses. “Temos cinco meses com a mandioca plantada e, graças aos implementos e plantadeira de maniva, estamos conseguindo desenvolver melhor o trabalho e reduzir o custo operacional já que o plantio mecanizado é mais rápido e evita o trabalho braçal”, comemorou.
A agricultora Rosimeire Dantas está com expectativa alta para os resultados da ação da mandioca, que vai culminar com a produção de farinha na unidade de beneficiamento de mandioca, que também tem recursos do Bahia Produtiva. “As nossas mandiocas estão desenvolvendo muito bem e esperamos aumentar a nossa renda com a produção da farinha”, sintetizou.
Na unidade de beneficiamento de mandioca, que está nos ajustes finais para a conclusão, as 41 famílias beneficiadas poderão produzir farinha e também beijus, graças aos equipamentos já entregues como balança, forno, seladora, cocho e outros.
Tudo isso fará com que as famílias sejam beneficiadas tanto na base de produção, com a plantação mecanizada das manivas, quanto no beneficiamento e comercialização dos produtos, garantindo mais segurança alimentar e mais renda e saúde para as famílias agricultoras.
Jornal da Chapada