Um surto de cinomose já provocou a morte de pelo menos 30 cachorros no Vale do Capão, no município de Palmeiras. A doença contagiosa, uma das mais letais para os cães, tem atingido principalmente os animais que vivem nas ruas e preocupado a população local. Essa situação pode prejudicar o turismo, já que muitos visitantes levam seus pets com eles.
Além dos animais que vieram a óbito, até o momento, dezenas de cães foram diagnosticados com a doença. Apesar dos esforços do único Pet Shop da cidade, que tem feito campanhas de divulgação, vacinação, aplicação de testes e sugestão de tratamentos paliativos, a situação parece se agravar a cada dia, com o número crescente de animais altamente debilitados.
Foram realizados inúmeros pedidos de reuniões com a prefeitura, tanto através da Câmara de Vereadores quanto diretamente na Secretaria de Saúde, buscando ações de controle, campanhas de conscientização e vacinação em massa. “No entanto, os apelos até o momento não foram atendidos pelas autoridades”, apontam os denunciantes.
Com uma taxa de letalidade de até 70%, a cinomose é uma doença viral altamente contagiosa que afeta cães, causando sintomas variados, incluindo febre, tosse, letargia e, em casos graves, paralisia e morte. A prevenção por meio da vacinação é crucial, já que não existe cura definitiva para a doença.
Jornal da Chapada