Os voluntários da Brigada de Combate aos Incêndios Florestais de Andaraí (CIFA), que têm enfrentado as intensas chamas em diversas áreas da Chapada Diamantina, estão dedicados à sua árdua e perigosa missão, embora estejam precisando de equipamentos de segurança adequados. Com a ausência de apoio governamental, os brigadistas recorrem às redes sociais em busca de contribuições financeiras.
Mesmo diante da falta de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), os brigadistas da CIFA, juntamente com outros voluntários e bombeiros, têm assumido a responsabilidade social e ambiental diante dos incêndios que já são esperados nas regiões da Chapada devido às altas temperaturas, estiagem prolongada e fatores relacionados ao aquecimento global e à ação humana.
“Para completar nossa missão de defender essa terra que amamos, enfrentamos desafios enormes, com condições climáticas extremas. Os nossos recursos são limitados e, muitas vezes, escassos. A brigada é voluntária e precisa adquirir equipamentos de combate, alimentos, treinamentos e EPI’s para garantir a nossa segurança e eficácia no combate aos incêndios”, frisa Daniel Moreia, brigadista voluntário da Cifa.
Os brigadistas da Chapada Diamantina precisam de apoio financeiro para continuar sua incansável jornada no combate aos incêndios desta temporada. Para ajudar esses verdadeiros ‘Heróis da Chapada’, é possível realizar uma doação via PIX, utilizando a chave: 75 982622089, em nome de Homero Vieira, presidente da Cifa.
Com as doações recebidas, a equipe da Cifa poderá adquirir os equipamentos essenciais para enfrentar as chamas, proporcionar treinamento aos voluntários, fortalecer sua capacidade de resposta imediata aos incêndios e, assim, contribuir significativamente para a preservação da biodiversidade na região da Chapada.
Jornal da Chapada