A atriz Lolita Rodrigues morreu em João Pessoa, cidade em que desde 2015 morava em companhia da filha, na madrugada deste domingo (5). A artista tinha 94 anos e estava internada no Hospital Nossa Senhora das Neves com quadro de pneumonia.
De acordo com a família, o óbito foi registrado às 4h30. A morte foi confirmada pela filha da atriz, Sílvia Rodrigues, que informou ainda que o corpo de Lolita será cremado ainda neste domingo (5) numa cerimônia restrita apenas à família.
Filha de espanhóis, Sylvia Gonçalves Rodrigues Leite nasceu em Santos, em São Paulo, e faz parte da geração precursora da TV no Brasil. Atriz, apresentadora e cantora, ela cantou o hino da TV brasileira na estreia da TV Tupi, em setembro de 1950. Lolita teve a carreira permeada por personagens que falavam com sotaque castelhano.
Em “Sassaricando” (1987), por exemplo, ela interpretou a espanhola Aldonza, mãe de Tancinha (Claudia Raia). Voltou a interpretar uma espanhola em “Terra Nostra” (1999), mais uma vez sendo mãe de Claudia Raia na ficção. Em seu último trabalho na TV, a artista interpretou Noêmia, avó de Luciana (Alinne Moraes), na novela Viver a Vida (2009).
A última aparição pública de Lolita foi em dezembro de 2017, quando prestigiou uma apresentação do espetáculo “Hebe – O Musical”, em São Paulo. Hebe, assim como Nair Bello, era amiga íntima da atriz. A interação do trio marcou uma entrevista histórica no Programa do Jô, de Jô Soares.Jornal da Chapada com informações do portal Alô Alô Bahia