O festival global que nasceu em Nova Iorque, nos Estados Unidos, e atravessou continentes, aterrissa agora na América Latina para sua terceira edição no Brasil. Marcado para os dias 18 e 19 de novembro, no Parque de Exposições, em Salvador, o AFROPUNK Bahia reúne mais de 20 atrações em sua programação que mescla pop, rap, pagodão baiano e MPB.
O destaque se dá para o primeiro show da cantora e compositora Victoria Monét em solo brasileiro. Além disso, encontros especiais e performances exclusivas também estão confirmados: Alcione convida a escola de samba Mangueira; Carlinhos Brown canta o álbum Alfagamabetizado (1996) e BaianaSystem convida os artistas Noite Dia e Patche Di Rima.
Agora, o evento anuncia os horários dos shows, que se dividem entre os palcos Agô e Gira – nomeados a partir do Yorubá e o Quimbundo, que pedem licença para abrir novos caminhos e um espaço para o encontro de gerações, respectivamente. O AFROPUNK segue com ingressos disponíveis pelo site oficial da Sympla (acesse aqui).
No sábado (18), a abertura do festival acontece com os DJs set do duo Quebradaum (formado pelos Djs Pivoman e Manigga) e da dupla Trapfunk & Alivio convidando DJ Tash LC. Na sequência, Gaby Amarantos, Majur, Carlinhos Brown e Luccas Carlos (convidando O Poeta) preparam o terreno para o primeiro show da artista norte-americana Victoria Monét na América Latina. Por fim, Tasha e Tracie convidando Tati Quebra Barraco, Djonga e O Kannalha encerram o primeiro dia de festa.
Já no domingo (19), Lunna Montty abre a roda com seu DJ set e, em seguida, se apresentam Karen Francis, Olodum, AJULIACOSTA, Alcione convidando a escola de samba Mangueira, VANDAL, IZA, KayBlack e MC Caverinha. Para finalizar a terceira edição do evento, é apresentado um show especial de BaianaSystem, que convida os artistas Patche Di Rima & Noite e Dia.
Ponto de encontro que promove o resgate ancestral, o AFROPUNK ainda tem ingressos disponíveis: o Arena, que dá acesso ao festival e toda a programação musical do evento; e o Lounge, no qual é possível entrar em um espaço extra com área de descanso, serviços ampliados e mais conforto. Há ainda a possibilidade de comprar um passaporte para os dois dias de AFROPUNK.
Assim como diz o manifesto do AFROPUNK 2023: “Do Brooklyn à Bahia, celebraremos nossa comunidade em suas diferentes configurações com o mesmo sentimento: resgatar as trocas e a afetividade que nos foram roubadas”. As informações são de assessoria.