Com o apoio da Comissão Pró-Universidade Federal da Chapada Diamantina (UFCD), a prefeitura de Nova Redenção realizou a audiência pública Pró-UFCD na última sexta-feira (10). O evento, que contou com a participação de estudantes e autoridades da região, teve o objetivo fortalecer a luta pela criação do campus, um projeto que promete revolucionar o setor da educação na região chapadeira.
A audiência ocorreu no Centro de Cultura Consuêdes Benevides, contou com a participação da prefeita Guilma Soares (PT), do secretário de governo Ivan Soares, do vice-prefeito Rodrigo Ribeiro, secretário de Educação Jânio Andrade, representante da coordenação Pró-Universidade da Chapada Diamantina, Goiano, coordenador do CODETER/ Chapada, João Alberto, e coordenadora do Comitê de Mulheres do Território da Chapada, Carmelia Miranda.
Na mesa de honra formada pelos convidados, os mesmos salientaram a importância da criação da UFCD para o desenvolvimento educacional, social e econômico na região. Na ocasião, a prefeita Guilma destacou a mudança significativa que a construção da universidade trará para a vida dos jovens da Chapada Diamantina.
“Atualmente, pela falta de universidades nos municípios da Chapada Diamantina, muitos jovens precisam deixar a região para realizar o sonho de ingressar em uma universidade. Queremos mudar esta triste realidade do êxodo estudantil através da criação da UFCD”, frisa a gestora chapadeira.
Além da população local, autoridades e políticos de Nova Redenção, o evento contou coma presença de representantes de municípios circunvizinhos. A audiência também foi palco para uma apresentação especial do Coral de Estudantes do Colégio Estadual Edilson Joaquim e de alunas e professor do Projeto Cultura na Escola.
Jornal da Chapada