Um Acordo de Cooperação técnica foi firmado na manhã desta sexta-feira (17) entre a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) e a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SEDUR).
O documento, que foi assinado pelos representantes da pasta ambiental, Eduardo Mendonça Sodré Martins, e de Desenvolvimento Urbano, Jusmari Oliveira, representa a união de esforços entre as secretarias estaduais para a elaboração do Plano de Manejo da Área de Proteção Ambiental (APA) São Bartolomeu/Bacia do Cobre.
A área abriga um dos últimos remanescentes de Mata Atlântica do município de Salvador, além de importante reserva de água potável, parte integrante do sistema de abastecimento local.
O secretário da Sema, Eduardo Sodré Martins, explica que, no âmbito o acordo, a Sema e o Inema apoiarão a Sedur em uma série de compromissos que subsidiará a equipe técnica sobre a correta execução das ações previstas. “Esse acordo de cooperação reflete o compromisso do Governo do Estado e das instituições envolvidas em trabalhar em conjunto na elaboração do Plano de Manejo da APA São Bartolomeu/Bacia do Cobre, visando à conservação e o manejo sustentável dessa importante área protegida, incluindo a capacitação dos técnicos envolvidos no processo, a fim de alcançar plenamente o objetivo do Acordo de Cooperação”, afirma o gestor da pasta ambiental.
No âmbito do Acordo de Cooperação os órgãos estaduais serão responsáveis por facilitar o fluxo mútuo de informações técnicas necessárias para a implementação dos projetos descritos, bem como desenvolver, elaborar e fornecer apoio técnico aos projetos definidos para a implementação do acordo.
Além disso, comprometem-se a conduzir todas as atividades de forma eficiente e em conformidade com as práticas administrativas, financeiras, técnicas e ambientais adequadas.
A Área de Proteção Ambiental (APA) São Bartolomeu/Bacia do Cobre caracteriza-se por uma grande diversidade de ambientes distribuídos em uma reduzida porção territorial onde se inclui: floresta ombrófila densa, ambientes fluvio-marinhos, pântanos, manguezais, rios e cascatas. Ao centro se destaca a represa do cobre (reserva de água potável), que guarda paisagens bucólicas às margens do grande espelho d’água permeando vales. As informações são de assessoria.