Soldados das Forças de Defesa de Israel (FDI) mataram dois palestinos e feriram outros 11 dentro da principal zona de combate no norte de Gaza, de acordo com a agência de notícias AP. Se confirmado, o incidente violaria o cessar-fogo acordado entre os israelenses e o Hamas, que entrou em vigor nesta sexta-feira (24).
As FDI ainda não comentaram sobre o caso. A reportagem da AP afirmou que um de seus jornalistas viu dois corpos, bem como os feridos, chegando a um hospital na cidade de Deir al-Balah, na metade sul de Gaza. Os feridos foram baleados nas pernas.
Os disparos ocorreram horas depois dos militares israelenses orientarem que qualquer palestino ainda no norte de Gaza deixasse a região, em direção ao sul, imediatamente, e que aqueles já na porção sul do território não tentassem voltar às suas casas durante a pausa nos combates. Antes do início da trégua, o exército lançou panfletos para a população palestina dizendo que regressar ao norte era proibido e perigoso.
Apesar disso, desde que o cessar-fogo de quatro dias entrou em vigor na manhã desta sexta-feira, centenas de palestinos foram vistos tentando ir em direção ao norte de Gaza.
Os militares disseram que responderam ao movimento de avanço para o norte com medidas de dispersão de motins. Testemunhas afirmaram que as soldados israelenses abriram fogo contra os palestinos em alguns casos. As informações são do site Veja.