Por unanimidade, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA) rejeitou, nesta terça-feira (28), uma ação movida contra o prefeito de Itaberaba, Ricardo Mascarenhas, e o vice-prefeito David dos Anjos nesta terça-feira (28). Os processos foram instaurados por João Filho, candidato oposicionista que perdeu as eleições em 2020.
Na Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE), foi alegado que o prefeito Ricardo Mascarenhas teria utilizado o ‘Programa Verde e Amarelo’ do governo federal para cadastrar eleitores e obter vantagens políticas contra seus adversários na disputa eleitoral. No entanto, o TRE-BA rejeitou as acusações.
Os desembargadores seguiram o voto do relator do processo, Pedro Godinho, que, no caso da Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE), rejeitou a decisão do juiz eleitoral de Itaberaba. Godinho rejeitou o recurso do candidato derrotado, alegando que as irregularidades nos cadastros não possuem fortes elementos que configurem práticas de crimes eleitorais.
Através de uma publicação em uma rede social, o prefeito de Itaberaba comemorou a decisão judicial favorável. “Recebemos hoje esse resultado, de uma ação do Tribunal Regional Eleitoral, movida pelo candidato derrotado nas eleições de 2020. O objetivo dele é tentar tirar o mandato escolhido pelo povo, por não aceitar a derrota! Serão derrotados mais uma vez! Escrevam!” alertou o gestor”, frisou o gestor.
“Além de andar do lado errado, essa turma não cansa de passar vergonha! Seja entrando com processo sem sentido contra nós e perdendo em todas as instâncias, seja fazendo o mal para Itaberaba, tentando cancelar e atrapalhando todas as obras que estamos fazendo. A decisão do TRE-BA demonstrou a lisura do processo eleitoral de Itaberaba e o inconformismo pela derrota do candidato da oposição João Almeida Mascarenhas Filho”, finalizou o prefeito.
Jornal da Chapada