um incêndio de aproximadamente 10 km de extensão assola a Comunidade Quilombo do Ginete, localizada em Barra da Estiva, desde a tarde da última terça-feira (28). Brigadistas que atuam na área afirmam que boa parte da vegetação local foi devastada. A situação é extremamente grave devido à intensidade das chamas e à falta de ajuda das autoridades.
Em contato com o Jornal da Chapada, Edvaldo Miranda, presidente da Brigada dos Guerreiros, equipe que atua na região, relatou a gravidade da situação. “É muito triste ver tanto fogo destruindo tudo. Apesar dos nossos esforços, é complicado porque a maior parte das chamas está na Serra, e não conseguimos ter acesso fácil”, explica Edvaldo.
Em um vídeo enviado à equipe do Jornal da Chapada, é possível observar a dimensão das chamas e grande dissipação de fumaça proveniente da Serra do Ginete. Os brigadistas temem que as altas temperaturas registradas na região possam agravar ainda mais a situação no local.
Além de Barra da Estiva, nos últimos dias, também foram registrados incêndios de grandes proporções nos municípios de Abaíra e Lençóis. Os brigadistas pedem ajuda às autoridades para que sejam realizadas ações de prevenção e fornecidos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), possibilitando que possam trabalhar com mais segurança.
Vale ressaltar que a população também pode contribuir no combate aos incêndios florestais denunciando queimadas ilegais, evitando acender fogueiras, assim como descartar maços de cigarro em áreas arborizadas.
Jornal da Chapada