Um incêndio de grandes proporções no município de Morro do Chapéu tem preocupado moradores das localidades de Caixa D’água e Passagem Velha desde a última quarta-feira (29). As chamas se espalharam rapidamente, e, apesar da atuação de bombeiros e brigadistas, se aproximaram de residências da região.
A Cooperativa de Bombeiros Civis de Morro do Chapéu (CBCMC) e brigadistas da região estão trabalhando para extinguir o fogo nas localidades, mas as altas temperaturas e a falta de chuvas têm dificultado no controle das chamas, principalmente na comunidade de Passagem Velha, onde a situação ainda é grave.
Em entrevista ao Jornal da Chapada, Lucas Oliveira Cortes, presidente da CBCMC, forneceu detalhes sobre o atual cenário do incêndio em Morro do Chapéu. “Com um trabalho árduo, conseguimos praticamente extinguir as chamas na região de Caixa D’água. Acredito que até o fim da tarde faremos apenas o monitoramento da área. Mas, em Passagem Velha, a situação ainda é tensa”, frisa
Cortes.
Diante das adversidades naturais para conter o avanço das chamas na Chapada Diamantina, bombeiros e brigadistas expressam preocupação devido à falta de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Eles também solicitam a implementação de ações mais eficazes por parte das autoridades na prevenção de incêndios na região.
Além de Morro do Chapéu, nos últimos dias, incêndios florestais atingiram também os municípios de Abaíra e Lençóis. A população pode contribuir no combate aos incêndios florestais denunciando queimadas ilegais, evitando acender fogueiras, bem como descartar maços de cigarro em áreas arborizadas.
Jornal da Chapada