O prefeito do município de Jacobina, Tiago Dias (PCdoB), sancionou a Lei 1998/2023, que estabelece o Plano Municipal de Turismo, no último dia 14 de novembro. Publicado no Diário Oficial do Município, o dispositivo define as atribuições do município no planejamento, no desenvolvimento e no fomento ao setor turístico.
Ficou determinado que a Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico e Diretoria de Turismo de Jacobina ficarão responsável pela coordenação do PMT. O plano segue as diretrizes, metas e programas definidos pela legislação federal que trata do assunto, pelo Conselho Nacional de Turismo (CNT) e seu Plano Nacional, bem como pelo Conselho Municipal de Turismo (Comtur).
O Plano Municipal de Turismo (PMT) abrange todas as iniciativas voltadas para o desenvolvimento do turismo, seja proveniente do setor público, estabelecida em parceria entre os setores público e privado, ou proveniente do setor privado com apoio de entes públicos municipais.
Lançado pela prefeitura em 17 de abril, o Plano Municipal de Turismo foi desenvolvido em parceria com o Sebrae. A minuta do Projeto de Lei foi protocolada em 22 de agosto e aprovada em setembro pela Câmara Legislativa de Jacobina. O plano resultou de um trabalho conjunto entre o poder público e os setores turísticos privados, envolvendo mais de 30 propostas e diversas ações estratégicas para impulsionar o turismo no município.
“A partir de agora, muitas são as possibilidades para alavancarmos o turismo em nosso município. Eu fico muito feliz pela atenção dispensada por parte de todos (as) que se envolveram, direta e indiretamente, na elaboração do Projeto e agora da aprovação da Lei. Temos o dever de buscar sempre o melhor para Jacobina, e nosso potencial turístico é fantástico”, salientou o prefeito Tiago Dias.
“O Plano Municipal de Turismo é o balizador para que possamos, através do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), fazer o planejamento estratégico e definir as prioridades de investimentos no segmento. Na construção da parceria, inclusive do Poder Público com o privado, nós definimos os investimentos, pois no meu entendimento temos ações imediatas e outras que serão realizadas a médio e longo prazo”, frisou o Diretor de Turismo, Túlio Simões.Jornal da Chapada com informações do portal Jacobina.