A sabatina na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado, no próximo 13 de dezembro, do ministro da Justiça, Flávio Dino (PSB), indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para o Supremo Tribunal Federal (STF), terá um novo formato.
Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), presidente da CCJ, poderá colocar o indicado de Lula à PGR (Procuradoria-Geral da República), Paulo Gonet, para ser sabatinado ao mesmo tempo. A informação é do jornalista Ricardo Noblat.
Esta é a primeira vez em que algo semelhante poderá ocorrer para um indicado ao STF. O fato pode amenizar a sabatina, pois senadores terão que fazer perguntas para Dino e para Gonet ao mesmo tempo.
Evitar o embate
Com a estratégia de Alcolumbre, o embate direto poderá ser evitado. A previsão é que, com isso, Gonet possa vir a ser deixado de lado, enquanto a oposição vai centrar fogo em Flávio Dino.
É esperado, afirma Noblat, que a sabatina Dino-Gonet seja uma das com maior presença de senadores na CCJ. Todos os 27 congressistas titulares devem participar. O governo, inclusive, prepara uma tropa de choque para aliviar a vida dos dois indicados. As informações são do site Fórum.