Uma análise detalhada das buscas no Google, com base nos dados coletados nos últimos 12 meses, revelou os principais termos e origens das pesquisas relacionadas às cidades da Chapada Diamantina. Através da ferramenta Google Trends, foram identificadas as cinco cidades mais procuradas por turistas que planejam conhecer a região.
O município de Piatã ocupa a quinta colocação e é frequentemente buscado com os termos “temperatura” e “previsão do clima”. É reconhecido por suas elevadas altitudes e possui diversas paisagens de tirar o fôlego, como a Serra do Barbado, que encanta os visitantes com um ambiente de completo contato com a natureza.
Integrando a quarta posição do ranking, Mucugê, situada na região central do Parque Nacional Chapada Diamantina, teve como um dos termos mais procurados “São João de Mucugê”. No entanto, quando o assunto é sossego, a cidade também oferece locais para descanso com paisagens de tirar o fôlego, como a do Rio Tiburtino.
Ibicoara ocupa a terceira colocação, sendo reconhecida como o portal turístico para quem chega das regiões Sudeste e Sul pela estrada. Os principais termos de busca incluíram “previsão do tempo”, “distância entre cidades” e “barra da estiva”. A cidade é famosa pela Cachoeira do Buracão, um dos cartões-postais da Chapada Diamantina.
Em segundo lugar está o Vale do Capão, distrito do município de Palmeiras. Os termos mais buscados foram “pousada”, “previsão do tempo” e a famosa “Cachoeira da Fumaça”, uma das maiores do Brasil, situada no alto da serra que cerca o Vale.
Liderando o ranking de buscas no Google está a cidade de Lençóis, a porta de entrada para a Chapada Diamantina. Os termos mais buscados incluíram “Festival de Lençóis 2023”, “São João de Lençóis 2023” e “distância entre as cidades”. Em relação às deslumbrantes paisagens, destaca-se o Poço do Diabo, cuja beleza e águas de coloração única acrescentam um charme singular à experiência em Lençóis.Jornal da Chapada com informações do portal Guia de Viagem Chapada Diamantina.