Um caso publicado no BMJ Medical Journals de dezembro de 2023 revelou um acontecimento singular e inédito na história da medicina: um homem rasgou uma pequena abertura em sua traqueia depois de “segurar” um espirro.
O incidente peculiar ocorreu enquanto o homem dirigia seu carro e enfrentava uma febre. Subitamente, ele sentiu uma forte vontade de espirrar, mas em vez de liberar o espirro, ele segurou o nariz com os dedos e… rompeu sua traqueia.
A pressão gerada nas vias aéreas superiores rasgou um buraco de 4 milímetros quadrados em sua traqueia – que é um órgão crucial para a respiração humana.
Ele foi para o hospital, onde passou por uma bateria de exames, que mostrou que o rasgo traqueal foi causado por “acúmulo rápido de pressão na traqueia ao espirrar com o nariz beliscado e a boca fechada.”
Cinco semanas depois, uma tomografia computadorizada revelou que o rasgo havia se cicatrizado completamente.
Os médicos decidiram que o homem não precisava de cirurgia, mas ele foi monitorado no hospital por dois dias para garantir que seus níveis de oxigênio e outros sinais vitais permanecessem estáveis.
No final, o homem enfrentou lesões relativamente leves. No entanto, os médicos envolvidos em seu caso, descrito em um relatório publicado em 1º de dezembro no periódico BMJ Case Reports, alertaram que este deve ser um aviso para os outros.
“Todos devem ser orientados a não conter espirros beliscando o nariz enquanto mantêm a boca fechada, pois isso pode resultar em perfuração da traqueia [windpipe],” escreveram os autores do relatório de caso.
Apesar do caso não ter sido grave, o rompimento traqueal pode ser até fatal para seres humanos. Apenas alguns casos foram relatados na história, e geralmente são causados por trauma físico, como pancadas ou erros cirúrgicos. As informações são da Fórum.