O presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), Carlos Henrique Passos, indicou que a perspectiva do setor no estado para 2024 deve ser similar ao que deve acontecer com a indústria nacional: um crescimento tímido. Em coletiva de imprensa nesta quinta-feira (21), Passos e o superintendente da Fieb, Vladson Menezes, apresentaram as expectativas para o próximo ano, destacando especialmente a área de construção civil, que deve ter números maiores na comparação com o último ano.
Segundo Menezes, há uma preocupação com a influência de fatores internacionais e nacionais na produção industrial baiana, porém existem áreas que vão apresentar um crescimento ligeiramente maior. “Devemos ter um crescimento muito parecido com o crescimento da indústria no Brasil”, frisou o superintendente. Com isso, Menezes ponderou uma perspectiva otimista para a geração de emprego e renda na Bahia, em um contexto de estabilidade econômica.
“Temos um ambiente favorável para 2024”, garantiu Passos, citando a mesma estabilidade econômica sugerida por Menezes e acrescentando os impactos da perspectiva da redução da taxa de juros no aquecimento da economia. Oriundo da área da construção civil, o presidente da Fieb exemplificou as obras de infraestrutura e a retomada do Minha Casa, Minha Vida, com a chamada faixa 0, com recursos contratados pelo governo, e o uso de recursos do FGTS, que amplia as perspectivas para a classe média. “O ano da construção civil deve ser muito bom”, reforçou.
INVESTIMENTO EM FORMAÇÃO
Uma das principais preocupações apontadas pelo presidente da Fieb foi a formação de profissionais para atuar na indústria. Passos lembrou o papel do estado e do próprio Sistema Fieb nesse processo. O dirigente listou os investimentos que devem ser feitos, até 2027, em obras de construção, ampliação e requalificação das unidades em Salvador e no interior do estado, um montante de R$ 384 milhões.
Entre os projetos a serem ampliados ou desenvolvidos em 2024 a Fieb nominou o Senai/ Cimatec, Cimatec Parque, Cimatec Mar, Cimatec Sertão, Cimatec Aeroespacial, entre outras. As informações são do site Bahia Notícias.