Desde que um clarão luminoso cruzou os céus dos municípios chapadenses na última sexta-feira (22), várias teorias foram criadas e difundidas por populares nas redes sociais e em rodas de conversa. O fenômeno, que inicialmente parecia ser um meteoro, foi identificado por especialistas como a queda do corpo de um foguete chinês lançado em 2018.
Após uma breve investigação, o presidente da Associação Paraibana de Astronomia (APA), Marcelo Zurita, afirmou que o clarão no céu resultou dos destroços de um foguete chinês. Essa informação gerou divergências de opiniões entre especialistas e pessoas que presenciaram a bela e impressionante imagem.
Marcelo Zurita não foi o único especialista a garantir que a passagem do clarão nos céus se tratava de resquícios de um foguete. A Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros, Brazilian Meteor Observation Network (Bramon), também registrou os indícios de lixo espacial no espaço, confirmando a hipótese apresentada pelo presidente da APA.
Este não foi o primeiro incidente desse tipo na Chapada Diamantina. No domingo (17), residentes do Vale do Capão, em Palmeiras, testemunharam um intenso clarão no céu após a queda de algo que se assemelhava a um meteoro, embora a informação ainda não tenha sido confirmada por especialistas.
Jornal da Chapada