Recorrentes incêndios florestais têm destruído grande parte da vegetação no distrito de Mato Grosso, em Rio de Contas. De acordo com relatos dos residentes locais, as chamas foram iniciadas na semana passada, quando um incendiário ateou fogo em propriedades de agricultores rurais da região.
Segundo Genilson Mafra Bonfim, conhecido na localidade como Pataxó Guerreiro, os produtores rurais da agricultura familiar estão preocupados e temendo ter suas plantações devastadas pelo fogo. “Muita gente aqui está sem dormir; já deixo meu celular ligado, porque, a qualquer momento, alguém pode me chamar, e saio correndo”, relata.
Ainda segundo o Pataxó, diversos agricultores tiveram suas roças e plantações de banana, café, laranja e manga completamente destruídas pelo incêndio criminoso. Além disso, faíscas do fogo entraram em casas, queimando lençóis, almofadas e travesseiros de moradores da localidade.
Na última quinta-feira (18), o criminoso voltou a amedrontar os moradores da região, provocando um novo incêndio, dessa vez em plena luz do dia, desafiando as autoridades. Segundo Genilson, os moradores têm um suspeito, mas ainda não podem denunciá-lo por falta de provas.
No momento, os agricultores e moradores locais, assim como aqueles de regiões próximas, seguem em vigília para flagrar a ação criminosa do piromaníaco e entregá-lo à polícia. No entanto, é necessário que as autoridades locais reforcem a fiscalização na região afim de evitar novos incêndios premeditados.Jornal da Chapada com informações do portal Em Pauta News.