Na sua primeira agenda fora de Brasília deste ano, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) usou um evento do governo para dar força a um aliado que pretende entrar na disputa eleitoral pela prefeitura de Salvador. Geraldo Júnior (MDB), atual vice-governador do estado, nome apoiado pelo PT na capital, subiu ao palco com Lula e foi aclamado como “meu prefeito” pela claque que acompanhava a cerimônia oficial. O favorito na disputa da cidade, o atual prefeito, Bruno Reis, do União Brasil, não foi à cerimônia.
Apesar de a sigla controlar três ministérios na gestão petista, União Brasil e PT estão em lados opostos na Bahia. Nas eleições de 2022, a disputa entre os partidos foi acirrada pelo governo do estado: de um lado, ACM Neto (União Brasil) e do outro, vitorioso, o atual governador Jerônimo Rodrigues (PT). O vice-governador ainda não tem o apoio declarado de Jerônimo, que conta com o aval prévio do presidente Lula.
No palanque de Lula durante o evento, ele compartilhou fotos e vídeos com o presidente nas redes sociais. Em uma publicação, falou em “alegria de poder participar” do evento ao lado do petista e do governador do estado. Outra postagem fala em “orgulho do nosso presidente e do nosso governador”. O emedebista ainda posou ao lado do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho (Republicanos-PE), e do senador Otto Alencar (PSD). Em outra, aparece ao lado do senador Jaques Wagner (PT).
“É a Bahia sendo, mais uma vez, palco para novos horizontes na tecnologia e educação”, escreveu em uma postagem. Logo após o evento, Geddel Vieira Lima, principal fiador da candidatura de Geraldo Júnior à prefeitura de Salvador, compartilhou foto do vice-governador e Lula como sinalização de que a relação entre os dois fortaleceria “a defesa dos interesses do Estado e de Salvador”.
Por outro lado, o prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), não marcou presença no palanque. Nas redes sociais, ele compartilhou uma série de fotos em agenda para reconstrução de escola municipal em bairro da capital. A assinatura da autorização contou com a participação do secretário municipal de Educação, Thiago Dantas, e ocorreu no mesmo horário do evento acompanhado por Lula.
Ao GLOBO, a assessoria de Bruno Reis informou que o prefeito foi convidado ao evento, mas não pode comparecer porque já tinha agendas marcadas para o dia. O prefeito, porém, mandou o secretário municipal da Casa Civil, Luiz Carreira, como representante da gestão municipal da cerimônia.
Agenda no Nordeste
Lula deu início, nesta quinta-feira, a uma série de viagens que fará pelo Brasil. Na Bahia, o presidente participou da cerimônia de criação do Parque Tecnológico Aeroespacial do estado.
As próximas paradas do giro pelo Brasil também são no Nordeste. Ainda hoje, o presidente visita a Refinaria Abreu e Lima, no centro metropolitano de Pernambuco e, na sexta-feira, passa pelo Ceará para lançar uma nova unidade do ITA.
A implementação do parque tecnológico em Salvador é uma parceria firmada pelo Ministério da Defesa e do Comando da Aeronáutica, com o estado da Bahia e o Senai Cimatec. A expectativa é que sejam investidos R$ 650 milhões na construção do parque e um valor equivalente em equipamentos e laboratórios.
Também participaram do evento de hoje os ministros Rui Costa, da Casa Civil; José Mucio, da Defesa; e Luciana Santos, da Ciência, Tecnologia e Inovação e o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues. As informações são do site O GLOBO.