Em Ilhéus, de acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemanden), foram contabilizados mais de 150 milímetros de água em apenas seis horas, volume considerado bastante elevado. A chuva, que chegou acompanhada de rajadas de ventos, relâmpagos e trovoadas, também invadiu uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município.
Entre as vias com problemas estão as avenidas Itabuna, Lomanto Júnior, Osvaldo Cruz, Esperança, Lindolfo Color e Petrobras, além dos bairros de Hernani Sá, Malhado e Conquista. As áreas mais baixas da cidade foram as mais prejudicadas. Residências e estabelecimentos comerciais, como o saguão de um hotel e o pátio de um posto de combustíveis, foram invadidos pelo lamaçal.
Em um vídeo compartilhado nas redes sociais, é possível observar um grande vazamento de água no teto da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Esperança. Não há detalhes se os leitos foram comprometidos pela água, porém, a administração afirmou que os atendimentos permanecem normais.
A prefeitura de Ilhéus já tinha decretado situação de emergência há pouco mais de um mês, por causa das fortes chuvas. A cidade, conhecida como “princesa do sul”, tem histórico de perdas em períodos chuvosos. Por isso, a Defesa Civil municipal recomenda aos moradores que evitem áreas de risco e se mantenham abrigados. O órgão está disponível através do número (73) 97400-7521. Jornal da Chapada com informações do portal G1.