Apesar de não compartilhar seu tanque com machos há oito anos, Charlotte, uma arraia de cor parda que vive em um aquário na Carolina do Norte (Estados Unidos), está grávida de até quatro filhotes.
Este fenômeno, chamado de partenogênese, é raro, mas permite que os embriões se desenvolvam sem fertilização masculina. Ele pode ocorrer inclusive com alguns insetos, peixes, anfíbios, aves e répteis, mas não em mamíferos.
Apesar disso, funcionários do aquário de Charlotte, o Aquarium and Shark Lab, ficaram surpresos quando o peixe com cerca de 16 anos começou a apresentar “inchaços”.
“Todos nós pensamos… ‘Não pode ser’. Pensamos que a estávamos superalimentando. Mas estávamos dando mais comida porque ela tem mais quatro bocas para cuidar”, disse Brenda Ramer, diretora executiva da instalação.
À Associated Press, uma especialista em arraias disse que era impossível que Charlotte tivesse acasalado com qualquer um dos cinco pequenos tubarões que compartilham seu aquário, apesar de relatos do tipo que vieram à tona após o anúncio da gravidez misteriosa.
“Não sabemos por que isso acontece”, disse Kady Lyons, pesquisadora de um aquário em Atlanta, sem conexão com o aquário de Charlotte.
“Mas é um fenômeno bastante interessante que elas parecem ser capazes de fazer”, acrescentou.
Charlotte atualmente vive em um tanque com cerca de 8.300 litros de água, quase do tamanho de um contêiner de construção. Ramer disse que sua equipe agora espera conseguir um com quase o dobro desse tamanho para abrigar seus bebês.
Eles também querem instalar câmeras de transmissão ao vivo para que as pessoas possam vê-los. Ainda segundo os funcionários do aquário, a arraia pode dar à luz nas próximas duas semanas. As informações são do g1.