De autoria dos vereadores Ivan Cordeiro e Edivaldo Júnior, a moção de repúdio ao presidente Lula (PT), que comparou a atuação de Israel, contra o grupo terrorista Hamas, na Faixa de Gaza, ao Holocausto, foi aprovada na Câmara Municipal de Vitória da Conquista.
“A fala criminosa de Lula merece ser repudiada por todos, não só por quem é oposição. Foi um absurdo, algo grave e que merece ser condenado. O Brasil sempre foi parceiro de Israel e esta relação estremeceu por conta das declarações do petista que já mostrou ser simpático ao grupo terrorista Hamas. Não iremos tolerar tamanho absurdo mais”, disse o edil.
Lula foi considerado “persona non grata” pelo governo de Israel ao traçar um paralelo entre o Holocausto, que vitimou milhões de judeus, e a guerra em Gaza. O presidente, na oportunidade, estava na Etiópia em reunião com líderes africanos. Durante o encontro, o presidente cobrou soluções para o conflito e que países mais ricos fornecessem ajuda aos civis que habitam na Faixa de Gaza. As informações são de assessoria.